Meditar significa "ponderar, projectar, pensar sobre, reflectir" Estas técnicas são praticadas há milhares de anos e está presente em todas as religiões do mundo.
A meditação em si é uma actividade que permite, a cada pessoa, entrar em contacto com a sua essência, com o seu verdadeiro EU.
Em que consiste?
Dentro das medicinas alternativas esta terapia engloba-se na categoria de técnicas do corpo e da mente. A meditação baseia-se em práticas diárias envolvendo essencialmente a concentração, onde é necessário que se pare de pensar para que se proporcione a possibilidade do conhecimento do verdadeiro EU.
Benefícios:
ü Descanso físico, mental e emocional
ü Maior capacidade de concentração e auto-controle
ü Diminui a ansiedade
(…)
Principais técnicas de meditação:
Meditação por concentração e respiração:
Nesta técnica cada pessoa deve se concentrar na sua própria respiração – podendo simplesmente observar o subir e descer de seu peito ou barriga quando a respiração entra e sai. Quando perceber que a atenção está se desviando, volte a se concentrar na sua respiração. É utilizada com o fim de ajudar à concentração
Examinar o corpo:
Esta técnica baseia-se na concentração das sensações como dor, tensão, calor ou relaxamento em diferentes partes do corpo. Deve ser combinada com a técnica de respiração.
Exercitar a imaginação:
Também se pode meditar através da imaginação que é uma prática relacionada com o imaginário guiado em que a voz de alguém, gravada ou não, conduz a um exercício de visualização, onde a pessoa ao entrar no estado de meditação cria imagens visuais relacionadas com o que esta a ouvir.
Sem comentários:
Enviar um comentário