quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fitoterapia

O que é?

A fitoterapia é um método terapêutico que utiliza a parte activa das plantas. Teve origem na China sendo utilizada a mais de 4000 anos. Este método é muito eficaz e duradouro e o seu principal ponto forte é a ausência de efeitos secundários.

Substâncias activas das plantas

As substâncias activas são componentes naturais das plantas que poderão ser utilizados para fins terapêuticos. Estas substâncias são utilizadas em diversos medicamentos. Para se poder utilizar estas substâncias é necessário proceder a uma extracção que permita isolar a fracção activa da planta dos elementos inactivos.

Vantagens e riscos:

O uso de plantas não é isento de riscos, a planta pode conter outras substâncias tóxicas. E mesmo o princípio activo se for em excesso torna-se tóxico, por isso deve-se ter muito cuidado com as quantidades. Mas existe uma grande vantagem, existe milhares de plantas o que faz com que exista tratamentos para inúmeras doenças.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mesoterapia

O que é?
A mesoterapia é um tratamento simples e localizado, aconselhado para tratar da celulite e para obter diminuição da gordura e do volume corporal.
Em que consiste?
Consiste na aplicação de substâncias liporedutoras directamente na pele ou na aplicação subcutânea através de micro-injecções localizadas. A mesoterapia actua superficialmente sobre a pele, tecido subcutâneo, músculo, articulações e tendões.

Dependendo do caso e área específica a tratar, a combinação de medicamentos é escolhida (até um máximo de 4 fármacos) e administrada na pele ou subcutâneo. Algumas das substâncias injectáveis são:
·         A alcachofra (com propriedades desintoxicantes, tem um efeito diurético);
·          A L-carnitina (um aminoácido que devora as gorduras, actuando ainda sobre o excesso de líquido e toxinas que formam a celulite);
·         E o silício orgânico (regulador do metabolismo, reduz a acumulação de toxinas).
Este tratamento proporciona o degradamento das células gordas armazenadas, beneficia a oxigenação e a eliminação de toxinas acumuladas, contraria a retenção de líquidos.
Através da mesoterapia obtêm-se resultados rápidos, sem os efeitos secundários que a ingestão oral de os mesmos tipos de medicamentos pudesse provocar.
A mesoterapia não deve ser praticada por mulheres grávidas ou em período de amamentação.
É um tratamento semanal que implica um mínimo de 10 sessões e um máximo de 15.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Iridologia

O que é?
 
A iridologia é uma forma de discrição na qual a análise de padrões, cores e outras características da íris permitem conhecer as condições gerais de saúde baseada na suposição de que alterações na íris reflectem doenças específicas em órgãos.






Como funciona?
A iridologia, apenas aponta órgãos fracos, conhecidos como "órgãos de choque" e realiza um trabalho profilático e multidisciplinar.
Sabendo quais são os órgãos mais fracos, o iridólogo indica o respectivo paciente para o médico especialista que cuida de determinado problema e ainda para outros profissionais da área da saúde como por exemplo, nutricionistas, fisioterapeutas, naturólogos, dentistas, psicólogos, ou até mesmo educadores. 





Mapa utilizado:





segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Meditação
Meditar significa "ponderar, projectar, pensar sobre, reflectir" Estas técnicas são praticadas há milhares de anos e está presente em todas as religiões do mundo.
A meditação em si é uma actividade que permite, a cada pessoa, entrar em contacto com a sua essência, com o seu verdadeiro EU.


Em que consiste?
Dentro das medicinas alternativas esta terapia engloba-se na categoria de técnicas do corpo e da mente. A meditação baseia-se em práticas diárias envolvendo essencialmente a concentração, onde é necessário que se pare de pensar para que se proporcione a possibilidade do conhecimento do verdadeiro EU.

Benefícios:
ü  Descanso físico, mental e emocional
ü  Maior capacidade de concentração e auto-controle
ü  Diminui a ansiedade
                           (…)

                                           Principais técnicas de meditação:
Meditação por concentração e respiração:

Nesta técnica cada pessoa deve se concentrar na sua própria respiração podendo simplesmente observar o subir e descer de seu peito ou barriga quando a respiração entra e sai. Quando perceber que a atenção está se desviando, volte a se concentrar na sua respiração. É utilizada com o fim de ajudar à concentração

Examinar o corpo:

Esta técnica baseia-se na concentração das sensações como dor, tensão, calor ou relaxamento em diferentes partes do corpo. Deve ser combinada com a técnica de respiração.

Exercitar a imaginação:

Também se pode meditar através da imaginação que é uma prática relacionada com o imaginário guiado em que a voz de alguém, gravada ou não, conduz a um exercício de visualização, onde a pessoa ao entrar no estado de meditação cria imagens visuais relacionadas com o que esta a ouvir.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Reiki

O que é o reiki?

O principal objectivo do reiki é restabelecer o estado de equilíbrio natural, quer seja emocional, físico ou espiritual. Para realizar esse restabelecimento é utilizado a captação da energia universal através da imposição de mãos. Sendo possível através deste equilíbrio curar diversas doenças.

Rei e Ki

Reiki são duas palavras distintas.
Rei: é a Energia Universal que guia a criação e o funcionamento do Universo.
Ki: É a energia presente em todo o lado, flui nos seres vivos dando-lhes vida.
Reiki é o encontro de duas energias: a Universal e a Vital.

Os cinco princípios do Reiki

1-Não se preocupe
2-Não se aborreça
3-Honre pais e mestres
4-Trabalhe honestamente
5-Seja gentil com todos os seres

Imposição das mãos

É referido no Novo Testamento da Bíblia e pelo qual os apóstolos curavam doenças. Apesar de ser um gesto Sacramental antigo ainda é muito utilizado hoje em dia nas igrejas.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010


O que é a homeopatia?

A Homeopatia é uma ciência segura, confiável e verdadeiramente personalizada tendo como princípio uso de doses mínimas de substâncias (as quais em doses normais provocariam doença - sintomas desta) para curar essa doença. As doses usadas são tão baixas que há quem diga que já não existe qualquer partícula dessa substância no medicamento final mas o que se verifica é que ele mesmo assim é eficaz.

Porquê a homeopatia?
A homeopatia baseia-se no facto de que basta mostrar ao corpo uma determinada substância para estimular nele as suas defesas contra essa doença. Assim é ideal para todas as pessoas que não se querem sujeitar aos medicamentos farmacêuticos ou que não os podem tomar devido aos seus efeitos colaterais.

        A homeopatia baseia-se em dois princípios:
  • O da similitude ou lei da analogia, ou seja, para curar uma doença, é necessário dar ao doente um remédio que, quando administrado num indivíduo saudável lhe provocaria os sintomas dessa doença. 

  • O da diluição infinitesimal que diz que quanto mais diluída for a substância maior eficácia tem.

Três grandes correntes na homeopatia:

Unicista- O seu objectivo é o de tentar prescrever uma só substância ao paciente, que teoricamente será o ideal. Será o equivalente na acupunctura, a colocar uma só agulha, para equilibrar o paciente. Na prática, obriga o médico a uma procura e um estudo contínuo e aprofundado.
Pluralista- Utiliza várias substâncias alternadamente. Talvez a mais utilizada, pelas patologias apresentarem frequentemente, diferentes facetas na sua evolução (devido a factores individuais), o que leva o médico a modificar a sua prescrição consoante os sinais e os sintomas se vão modificando. Obriga a uma maior vigilância do doente, o que na prática se torna um pouco cansativo, quer para o clínico, quer para o doente. Nas situações agudas revela-se muito eficaz.
Complexista- Utiliza complexos ou misturas de remédios homeopáticos.