quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Fitoterapia

O que é?

A fitoterapia é um método terapêutico que utiliza a parte activa das plantas. Teve origem na China sendo utilizada a mais de 4000 anos. Este método é muito eficaz e duradouro e o seu principal ponto forte é a ausência de efeitos secundários.

Substâncias activas das plantas

As substâncias activas são componentes naturais das plantas que poderão ser utilizados para fins terapêuticos. Estas substâncias são utilizadas em diversos medicamentos. Para se poder utilizar estas substâncias é necessário proceder a uma extracção que permita isolar a fracção activa da planta dos elementos inactivos.

Vantagens e riscos:

O uso de plantas não é isento de riscos, a planta pode conter outras substâncias tóxicas. E mesmo o princípio activo se for em excesso torna-se tóxico, por isso deve-se ter muito cuidado com as quantidades. Mas existe uma grande vantagem, existe milhares de plantas o que faz com que exista tratamentos para inúmeras doenças.


sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mesoterapia

O que é?
A mesoterapia é um tratamento simples e localizado, aconselhado para tratar da celulite e para obter diminuição da gordura e do volume corporal.
Em que consiste?
Consiste na aplicação de substâncias liporedutoras directamente na pele ou na aplicação subcutânea através de micro-injecções localizadas. A mesoterapia actua superficialmente sobre a pele, tecido subcutâneo, músculo, articulações e tendões.

Dependendo do caso e área específica a tratar, a combinação de medicamentos é escolhida (até um máximo de 4 fármacos) e administrada na pele ou subcutâneo. Algumas das substâncias injectáveis são:
·         A alcachofra (com propriedades desintoxicantes, tem um efeito diurético);
·          A L-carnitina (um aminoácido que devora as gorduras, actuando ainda sobre o excesso de líquido e toxinas que formam a celulite);
·         E o silício orgânico (regulador do metabolismo, reduz a acumulação de toxinas).
Este tratamento proporciona o degradamento das células gordas armazenadas, beneficia a oxigenação e a eliminação de toxinas acumuladas, contraria a retenção de líquidos.
Através da mesoterapia obtêm-se resultados rápidos, sem os efeitos secundários que a ingestão oral de os mesmos tipos de medicamentos pudesse provocar.
A mesoterapia não deve ser praticada por mulheres grávidas ou em período de amamentação.
É um tratamento semanal que implica um mínimo de 10 sessões e um máximo de 15.