sábado, 29 de janeiro de 2011

Cromoterapia

O que é?
Cromoterapia é uma prática que utiliza as cores na cura de doenças, com o principal objectivo de harmonizar o corpo, actuando a nível físico. Na cromoterapia saúde e doença dependem da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente. Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.

Significados das cores na cromoterapia:
É baseada nas sete cores do espectro solar, e os significados que são atribuídos a algumas das  cores são: o vermelho tem propriedade estimulante no organismo, o azul acalma, o amareloverde é repousante. provoca sensações de alegria, e o
 Esses efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada.
 


Processo:
Para se realizar a cromoterapia é utilizado um pequeno bastão do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts ,sendo o bastão colocado a 5 centímetros da pele, e ali permanece por aproximadamente 3 minutos.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alfazema

Existem cerca de quinze espécies de alfazema, onde se inclui o nosso rosmaninho (Lavandula stoechas), que é a variedade mais cultivada nas regiões do Mediterrâneo.


 
Uso Medicinal:

A alfazema é utilizada para inúmeros tratamentos, entre os quais encontram-se o restabelecer do fluxo menstrual. Também tem efeitos calmantes e alivia dores de cabeça. Se forem usadas como tratamento constante é muito bom para pessoas que sofrem de enxaquecas. Diz-se também que ajuda o coração a funcionar correctamente e ajuda também as tonturas provocadas por abalos nervosos.

USO ENERGÉTICO:

Algumas culturas acreditam que a Alfazema tem poderes energéticos que ajudam as pessoas que têm um sentimento de constante fracasso e que nada lhes corre bem. Por isso mesmo é considerada a “erva dos tristes”.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Aloé vera

A planta Aloé vera é utilizada para diversos fins medicinais há muitos anos.
                O Aloé vera contém proteínas, vitaminas e sais minerais. Devido à sua constituição química permite a penetração na pele e assim levar importantes nutrientes para as células vivas.

Esta planta é utilizada sobre a forma de cosmético ou de medicamento natural, normalmente é utilizada para tratar problemas relacionados com acne, queimaduras, psoríase, hanseníase, entre outras, pois é um poderoso regenerador e antioxidante natural. A esta planta são reconhecidas propriedades antibacteriana, cicatrizante, capacidade de hidratar o tecido capilar ou dérmico danificado por exemplo, por uma queimadura.
O Aloé Vera também pode ser utilizado para regular o trânsito intestinal, sendo muito utilizada para casos de intestino preso e baixa absorção de nutrientes.


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Shirodhara

A palavra Shirodhara traduzindo para  português entende-se como "fluxo continuo na cabeça", onde "shiro"  significa cabeça e "dhara"  significa fluxo contínuo.

Como se processa?

O tratamento é realizado a partir do uso de uma corrente ou veículo de acordo com  cada pessoa, então podemos usar como veículo, óleo, leite ou um preparo especial feito à base de leite. Este veículo é utilizado no tratamento a uma temperatura morna agradável, onde colocado  num pote especial de bronze, fica pingando continuamente por um determinado tempo sobre a testa, especialmente na glabella do paciente (espaço entre as sobrancelhas e acima do nariz).


O que trata?

Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar ,através da shirodhara, um potente tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo.
Vários distúrbios podem ser tratados através do shirodhara, como síndrome do pânico, cansaço, deficiência de libido, depressão, insónia, irritabilidade, fobias e outros de origem neurológica. 


Uma sessão completa de massagem  shirodhara tem a duração de 1:30h e dependendo do grau do distúrbio. Um melhor resultado é alcançado quando o paciente faz um programa de tratamento de sete dias sequenciais, porém cada caso deverá ser analisado pelo terapeuta.



domingo, 2 de janeiro de 2011

Mel

O mel é considerado um fluido viscoso, aromático e doce, produzido a partir do néctar
de flores e de secreções de partes vivas de determinadas plantas.
As características podem ser alteradas dependendo do tipo de flor utilizada, clima, solo e humidade. Afectando o sabor, a cor e o aroma do mesmo.
O mel é um alimento nutritivo mas também terapêutico e quando misturado com canela os seus benefícios naturais aumentam.

Os 3 tipos de mel mais conhecidos:
Mel de flor de eucalipto: É escuro e tem um gosto forte. Indicado para aliviar tosse e sintomas de gripe, bronquite, sinusite e dor de garganta.
Mel de flor de laranjeira: É um dos mais saborosos. Claro e perfumado, é indicado para acalmar, combater a insônia, regular o intestino e ajuda a combater a anemia.
Mel de flor do campo: A cor e o gosto variam de acordo com a variedade das plantas que o originaram. Óptimo eliminar toxinas do organismo.

Alguns dos benefícios e respectivas aplicações:
Indigestão:
Pó de canela, banhado em duas colheres de sopa de mel e ingerido antes da comida, alivia a acidez e ajuda na digestão de refeições pesadas.
Mordidas de insectos:
Misturar uma parte de mel a duas partes de água morna e acrescente uma colher de chá de pó de canela, fazendo uma pasta. Colocando no local picado, lentamente, e a dor cederá dentro de um ou dois minutos.
Colesterol:
Duas colheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela, misturadas a meio copo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sangue dentro de 2 horas.
(…)